A Batalha da Vida

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Sobre o futebol


Desporto rei para muitos, o futebol sempre foi para mim um desporto que tem demasiada importância. Um negócio que movimenta milhões, o futebol é também um espaço capaz de gerar união ou rivalidade entre os clubes que compartimentam esta modalidade. Ora, qual bairrismo, em altura de derby, há sempre um azedume no ar, entre os adeptos de ambos os clubes. Falo do que sei: Sporting e Benfica. Os "eternos rivais"... Para mim, a troca e galhardetes constante entre os adeptos destas equipas sempre me interessou desde pequena. Recordo-me perfeitamente da disputa frenética de tios e primos e, obviamente, pais, para me garantirem como adepta do Sporting. Assim o foi.
É um clube que, a meu ver, tem uma imagem clara enquanto clube desportivo. No futebol, não tem sido muito feliz, daí que as vitórias, quando aparecem, são bem-vindas e festejadas, obviamente. Mas, o SCP também tem conquistado terreno em outras modalidades desportivas, e eu, que já fui atleta, ainda que esporadicamente, sei como é difícil vingar noutro desporto que não seja o futebol, neste país. Todavia, o SCP aposta noutras modalidades, e merece a ressalva.
Entristece-me, porém, que este desporto rei exerça tanta influência nos seus súbditos, quer sejam eles jogadores, treinadores, colaboradores, adeptos. Não ganhámos?! Paciência. Melhores dias virão, e acreditar nisso já é uma vitória!